Twitter do Oscar Guedes

Hotel Emmy - Fiè Allo Sciliar -  Bolzano - Itália - Europa

Jornal Página Revista - Bahia

Club Med Trancoso - Porto Seguro - Bahia - Brasil

OSCAR GUEDES
É assim que se faz!


ECOANDO
- Oscar Guedes em Primeira Pessoa -

 

INVEJA E SAUDADE DO MEU VIZINHO
- crônica -

Cada vez mais sentia inveja do meu vizinho, ou melhor, um casal recém-casado. Tudo começou certa noite, quando de repente ouvi sussurros e gemidos de uma voz feminina. Um convite? Provocação? Falta de percepção? Excesso de prazer? Não importava o motivo, a inveja tomava conta de mim cada vez que os estalos da cama e dos tapas ecoavam aos meus ouvidos.

Dias se foram e eu entrava na intimidade do meu vizinho ao perceber sua rotina de prazer. Sempre no começo da noite, depois de uma jornada de trabalho, meu vizinho relaxava meus ouvidos de inveja. Final de semana era mais difícil. Era imprevisível o encontro dos sons com a minha audição. Imaginava uma segunda-feira mais próxima, quando a certeza da minha fantasia me perseguia.

Um dia, meus ouvidos calaram-se: o casal recém-casado foi embora. Nesse dia, deixei de morrer de inveja a morrer de saudade das noites prazerosas com o meu vizinho.

Oscar Guedes, 13/10/2008

***

 

SANTO INÁCIO & CASTELO ECO ENIGMA: MÁGICOS E DIVINOS!
por Oscar Guedes

Cada vez mais evidências reais que Santo Inácio e o Castelo Eco Enigma são mágicos e divinos jorram em meus caminhos. O mais recentes testemunhos foram durante as noites de sábado e domingo, 3 e 4 defevereiro de 2007, durante as comemorações da Festa de Santo Inácio 2007.

No primeiro dia, o cenário parecia perfeito para uma boa virada de noite: tochas de fogo, velas, luzes coloridas e jogo de luz prata. Quando, de repente, a chuva que pedi ao Guerreiro desaguou com vontade sobre o presépio, deixando o Castelo Eco Enigma mais mágico do que sonhava. A luz prata, ao piscar rapidamente, iluminava os pingos da chuva e produzia um efeito ao gosto do rei: chuva de estrelas. Quando se transformava em garoa, os pingos sob efeito estrela, iluminados pelo meu brilho, pareciam flutuar. A chuva se despedia para começar o próximo espetáculo: o jogo de luz prata direcionava para dentro do Eco Enigma e iluminava as estrelas do meu artista plástico que decorava a discoteca. Quando subi no balcão para dançar com a “neta do coronel”, foi muito mais do que estar em Amsterdã.

Na noite seguinte, quando não chovia, ao olhar com saudades para o local da “chuva de estrelas”, outro fato inusitado me surpreendeu: insetos voadores que circulavam a iluminação produziam o mesmo efeito estrela da noite anterior. Foi uma experiência ímpar e mostra que os deuses materiais se interagem com os deuses espirituais. Se o relâmpago cair no mesmo lugar, é ver para ser mais feliz...

festa de santo inacio
Observação importante: este anúncio foi veiculado antes do evento (na íntegra). Prenúncio ou coincidência?

 

Uma das perguntas que mais tenho ouvido é "Por que Eco Enigma?"

Esse nome tem uma história. Ela começou em outro continente, na Europa. Em dezembro de 2004, quando estava na Espanha, durante uma conexão no aeroporto de Barcelona, comprei uma revista chamada Enigmas. Durante o vôo Barcelona - Milão (Itália), eu pensei na possibilidade de criar um site, o que chamaria Enigma (no singular).

Gostei do nome pela sonoridade, por ser uma palavra pequena, por escrever da mesma forma em várias línguas (português, inglês, espanhol, italiano e, provavelmente, em outras) e, principalmente, pelo seu conteúdo. Enigma significa ou relaciona com mistério, misticismo, espiritualidade, polêmica, está ligado às ciências ocultas... E tudo isso tem haver comigo e também com a vila de Santo Inácio, em Gentio do Ouro, na Bahia.

Em junho de 2005, quando, ao tentar registrar www.enigma.com.br, soube da existência deste domínio. A saída foi mudar o nome. Pensei em mudanças mais radicais, mas cheguei a uma conclusão que seria "Enigma" mais outra palavra, de preferência curta ou monossilábica. Depois de escrever várias opções, me identifiquei com Eco Enigma. Mas até aí, ainda não havia definido. Fiquei paquerando o nome por cerca de 3 dias, até escolher definitivamente. No final, acabei gostando mais do Eco Enigma do que simplesmente Enigma.

A dupla ficou mais forte, gerou uma boa combinação, um melhor aspecto visual e sonoro e os dois termos começam com a mesma letra ("e"). O "e" une e afirma. Eco significa fenômeno físico da propagação do som, que é muito presente na vila de Santo Inácio. E esse fenômeno tem haver com divulgar, comunicar, propagar palavras, informar... Além disso, "eco" tem outras denotações: significa habitat, vem de ecologia, lembra ecoturismo, o que também tem haver com a proposta do site.

O nome Castelo Eco Enigma surgiu durante a Festa de Santo Inácio 2007, quando quatro motoqueiros que vinham de Brasília, ao entrarem em Santo Inácio e visitarem minha residência, comentaram que esta parecia um castelo.

Assim são em nossas vidas, tudo tem uma causa e um efeito. O efeito do www.ecoenigma.com.br é ecoar os enigmas da vida, ecoar os enigmas da vida, ecoar os enigmas da vida...

Oscar Guedes

***

 

PREVISÕES ENIGMÁTICAS


Com a chegada do www.ecoenigma.com.br, Santo Inácio passa a ser vista por um novo olhar, um novo ângulo, um novo sentido... Aos poucos, os fatos vão acontecendo. A mãe-natureza não se limitou e não se limita em caprichar no visual onde está localizada a querida vila de Santo Inácio.

***

 

TURISMO NA REGIÃO DE SANTO INÁCIO

Devido a grande potencialidade turística no município de Gentio do Ouro, mais precisamente entre os distritos de Santo Inácio e Gameleira do Assuruá, e pela necessidade de incentivar o Turismo nesta região são alguns dos motivos pelo qual surgiu o site Eco Enigma.

Segundo os princípios do marketing turístico, a base para implantação de um projeto turístico numa localidade são: atrativos, infra-estrutura e divulgação.

Atrativos, que considero o mais importante, o município de Gentio do Ouro tem em abundância, precisando de mais cuidados com a preservação ambiental, profissionalização e organização em geral.

Infra-estrutura praticamente não existe. Se você não conhece um morador que possa lhe hospedar, alugue uma das poucas casas disponíveis ou leve uma barraca de camping. Se não quiser cozinhar, leve uma cozinheira. Outras alternativas é se hospedar em Xique-Xique, a 35 km; na cidade da Barra, a 51 km, ou na sede do município, Gentio do Ouro, a 58 km.

Divulgação é importante, embora é melhor investir, primeiramente, em uma infra-estrutura adequada para receber o turista. Por mais que o visitante goste de fazer caminhadas, trilhas, contato com a natureza, fazer rappel, etc, ele vai querer também, no final do dia, um local confortável para repousar, uma variada culinária para degustar e diversões noturnas.

O turismo levará a comunidade da vila de Santo Inácio a um futuro melhor, pois a indústria turística é limpa, é a indústria que mais gera empregos no mundo e a que melhor distribui a renda. Dois importantes passos já foram dados: a criação do www.ecoenigma.com.br e a construção do Castelo Eco Enigma - a minha residência na Bahia, que serve como base de interação na região e que pretende transformá-lo em um ponto turístico, um cartão-postal, uma obra eternizada, motivo pelo qual procuro reforçar cada vez mais sua estrutura.

E antes de qualquer ação turísica na região, é essencial que os moradores conquistem mais qualidade de vida, ou seja, "arrumem a casa" para receber o visitante. É gerar mais empregos, assim como investir em unidades sanitárias para todos, habitação para quem precisa e, principalmente, em uma educação de qualidade. A questão ambiental é de extrema importância. É necessário ações concretas para preservar a natureza e uma eficiente coleta de lixo - considera uma problemática em muitas cidades da região. Aterro sanitários, por exemplo, deveriam ser obrigatórios em todos os municípios brasileiros.

É o que posso contribuir e sem prejudicar.

Oscar Guedes.

***

 

Hoje, 27 de junho de 2005, é um dia muito especial para mim. É a partir de hoje que o Eco Enigma estará invadindo os computadores de todo planeta. Hoje, concretizo mais um grande desejo que envolve muitas outras satisfações, fruto da minha força de vontade, garra, coragem e determinação.

O Eco Enigma é mais um presente da vida, que é sempre grata com quem merece. Ao mesmo tempo em que recebo essa gratidão, retribuo ao próximo, porque devemos sempre agradecer pelas nossas vitórias.

O Eco Enigma foi criado e produzido num curto espaço de tempo. Ele queria vir ao mundo logo e com uma grande força em evoluir cada vez mais.

Conto com o seu apoio no sentido de evoluirmos este espaço de comunicação.

Uma forte abraço,

Oscar Guedes.

***

 
© 2005 - 2010 Site Eco Enigma - Seu Sexto Sentido. Todos os direitos reservados