Twitter do Oscar Guedes

Hotel Emmy - Fiè Allo Sciliar -  Bolzano - Itália - Europa

Jornal Página Revista - Bahia

Club Med Trancoso - Porto Seguro - Bahia - Brasil


EVENTOS

Festa do Castelo 2010 - Castelo Oskar Kasslatter - Santo Inácio - Gentio do Ouro - Bahia - Brazil - Brasil - Brasile - Brazil

 

Festa

Geralmente, a maioria dos festejos realizados na vila de Santo Inácio tem ligação com a fé e a religiosidade. O mais importante e mais comemorado é a Festa do Padroeiro (que é Santo Inácio). O Dia de Santo Inácio é 1° de fevereiro, onde ocorrem novenas homenageando crianças, jovens, adultos, artistas... Nesse mesmo dia é realizada uma procissão e, em seguida, a missa. É um dia em que os devotos acedem velas, rezam, soltam fogos de artifício e alguns ficam descalços durante a procissão, agradecendo pelas graças recebidas do santo guerreiro. No final de semana, mais próximo do dia 1° de fevereiro, grupos musicais animam as noites dos moradores e visitantes no espaço Antigo Mercado Municipal. É uma festa muito animada, onde muitas famílias, amigos e ex-moradores se reencontram.

Confira as fotos da Procissão de Santo Inácio 2006:

Outros festejos religiosos da vila e da região:

Mês de Maria - novena realizada durante todo mês de maio (1° a 31), na casa dos devotos da vila de Santo Inácio;

São João de Itajubaquara - São João é o padroeiro do distrito de Itajubaquara, chamado antigamente de Caldeirão do Ouro. Geralmente, a Festa de São João de Itajubaquara, considerado o melhor do município de Gentio do Ouro, é realizada entre os dias 21 e 25 de junho. Com muita animação, brincadeiras diárias, bandas musicais regionais, quadrilha, queima de fogueira, comidas e bebidas típicas. Itajubaquara está cerca de 20 km da sede do município (Gentio do Ouro) e 70 km da cidade de Xique-Xique, com todas as vias asfaltadas.

São Pedro - 29 de junho, em Santo Inácio. É realizada uma quadrilha, onde participam muitos jovens e queimam uma fogueira na base de uma árvore, contendo frutas, doces, biscoitos, bebidas, dinheiro, etc. Quando a árvore começa a cair, se aglomera muita gente em volta para pegar os presentes de São Pedro.

Nossa Senhora de Santana - é a padroeira do distrito Gameleira do Assuruá, comemorado com novenas, missa e finaliza com festa com grupos musicais. De 17 a 26 de julho.

Bom Jesus - os festejos e cultos do Bom Jesus em 5 e 6 de agosto são realizados em Gameleira do Assuruá, a 36 km de Santo Inácio. É também comemorado com novenas, missa e festa, inclusive conservando a tradição dos sambas de roda e das chulas.

Nossa Senhora Mãe dos Homens - 6 de setembro, no povoado de Poços;

Nossa Senhora da Conceição - 8 de dezembro. Procissão e depois missa na igreja de Santo Inácio.

Santa Luzia - 13 de dezembro, no povoado de Capoeiras. Confira as fotos da Festa de Santa Luzia 2005:


Imagem de Santa Luzia, em Capoeiras


Após a procissão, os fiéis tocam nos olhos da imagem pedindo proteção para as vistas


Após a missa e a procissão, o forró pé-de-serra avança pela madrugada...

Confira outras festas em outras localidades, aprovadas pelo Eco Enigma que ajudarão a organizar um melhor roteiro para visitar Santo Inácio:

Festa da Cidade de Xique-Xique - onde se comemora a emancipação política do município, geralmente, entre os dias 10 e 13 de junho, melhor época para visitar Xique-Xique. É muito divertida e animada por trios elétricos com cantores e bandas regionais e de Salvador. Localizado a 35 Km de Santo Inácio, é ideal para o visitante curtir as noites da Festa da Cidade. Durante o dia, um ótimo programa para crianças e adolescentes é o Parque Aquático Ponta das Pedras.

São João da Barra - é a melhor festa da região, realizada, geralmente, de 17 a 25 de junho. Embora não tenha trios elétricos, atrações de forró nacionais animam a Barra, atraindo visitantes de muitas cidades, além dos atrativos culturais e históricos que o local oferece. A Guerra de Espadas, realizada dia 23, simula um combate revivendo a Guerra do Paraguai, pois na época desta batalha, moradores da Barra participaram como soldados. A Barra é banhada pelos rios Grande e São Francisco, em cujas águas não se misturam, onde se vê a divisão da coloração de cada rio. Esse mesmo fenômeno é observado também em Manaus (AM), com os rios Negro e Solimões. Barra está a 51 Km de Santo Inácio. Uma boa idéia!

Festa do Gentio do Ouro - a festa popular mais importante da cidade de Gentio do Ouro se comemora entre os dias 22 e 25 de outubro, homenageando a padroeira Nossa Senhora do Rosário. Visitantes de toda região enchem a localidade, animada por grupos musicais regionais e muita bebida, durante o dia e a noite.

          

voltar ao topo

 


clique aqui

 
© 2005 - 2010 Site Eco Enigma - Seu Sexto Sentido. Todos os direitos reservados